Um template é um pedaço de código que pode ser colocado através do CTRL + (espaço). Por padrão o Eclipse já vem com alguns templates pré-definidos, onde você pode alterar ou criar novos templates de acordo com sua necessidade.
Como exemplo, você digita "main", aperta CTRL + (espaço) e o Eclipse te traz o template (estrutura) de um método main. Eu acho isso muito produtivo e facilita o trabalho do programador.
Esta ferramenta fica em Window => Preferences. Depois escolher os sub-menus Java => Editor => Templates.
Pronto, você pode alterar ou criar seus próprios templates!
Vou criar aqui um template Singleton, para mostrar como é fácil:
Singleton
Toda vez que formos criar um Java Singleton, sabemos que a estrutura dele é uma variável estática com o tipo da classe, um construtor privado e um método que devolve a única instância.
1) Window => Preferences => Java => Editor => Templates
2) Escolher um novo
3) Definir um nome para o template. Vamos usar "singleton"
4) Definir o contexto. Neste caso, é Java.
5) Colar o seguinte código no campo Pattern:
private static ${enclosing_type} instance; private ${enclosing_type}(){} public static ${enclosing_type} getInstance(){ if(null == instance){ instance = new ${enclosing_type}(); } return instance; }
Onde:
- "${enclosing_type}" é o tipo da Classe onde se está usando o template.
Não se deve alterar o nome da variável que está entre ${}, pois é o nome usado pelo Eclipse. Já os nomes de campos (variáveis do template) e nomes de métodos, você pode alterar livremente, de acordo com seu gosto.
Agora, com seu template singleton criado, crie uma classe chamada MeuSingleton. Digite o nome do seu template (singleton, lembra?), aperte CTRL + (espaço) e pronto, a estrutura criada deve ser essa:
public class MeuSingleton { private static MeuSingleton instance; private MeuSingleton() { } public static MeuSingleton getInstance() { if (null == instance) { instance = new MeuSingleton(); } return instance; } }
Nenhum comentário:
Postar um comentário